domingo, 29 de maio de 2011

"E os comportamentos de fracasso ou de rejeição à escola, ao conhecimento, à leitura, constituem
uma armadura que eles confundem com virilidade, e são reforçados pelo desejo de não serem rechaçados pelo grupo. Um assistente social contou-me que no bairro em que trabalhava, quando um rapaz se sentia tentado a se aproximar dos livros, os membros de se grupo lhe diziam: 'Não vá. Você vai perder a sua força.'" Retirado de Os jovens e a leitura, página 126.

"'Comecei a lutar boxe aos treze anos. Estava na 8ª série do Jacques-Decour [trata-se da escola] e, a cada recreio, me cobriam de socos. E na saída me tiravam tudo: meu gorro, minha jaqueta, minha mochila... Por quê? Porque eu era o mais jovem, justamente, e tinha as melhores notas. Porque as meninas gostavam de mim. Porque eu lia o tempo todo. Porque não me sentia desonrado em responder quando o professor interrogava a classe. Porque um dia, o professor de francês leu minha redação redação para toda a classe, usando-a como modelo. Porque, como meu pai, eu achava importante falar corretamente [...]. Quando vejo no jornal da TV uma notícia sobre genocídio que os Hutus cometeram contra os Tutsis, eu revejo o pátio da escola Jacques- Decour.'" Retirado de Os jovens e a leitura, página 127.

"Vejam agora os adjetivos atribuídos pelos alunos de escolas técnicas ou profissionalizantes na França, ao aluno que gosta de ler: é um 'palhaço', um 'pretensioso' de óculos, 'filhinho (ou fililha) de papai', um desajeitado, sem personalidade, alguém que acredita ser melhor que os outros, um doente, um tapado, um solitário, um chato etc. Como disse François de Singly, o sociólogo que comenta essa pesquisa: 'Basta escutar a descrição de um aluno que gosta muito de ler feita por seus colegas de um curso de contabilidade, para entender que, se existe um jovem como este, vive escondido.'" Retirado de Os jovens e a leitura, página 127 e 128.

Observação, F.B.: Sabemos que essas pessoas, que julgam errado a leitura, não chegaram a lugar nenhum, são desse jeito pelo simples fato de nao ter conhecimento de nada.

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