“No entanto, de modo geral, os jovens que lêem literatura, por exemplo, são também os que têm mais curiosidade pelo mundo real, pela atualidade e pelas questões sociais. Longe de afastá-los dos outros, este gesto solitário, introvertido, faz com que descubram o quanto podem estar próximos das outras pessoas.” Retirado de Os jovens e a leitura, página 83.
“Pois para as moças de origem muçulmana, a margem de manobra entre a submissão à família e a ruptura é mais restrita ainda que para os rapazes. E para defender-se dos confinamentos, das restrições, é na biblioteca que muitas delas encontram armas que as encorajam no processo de uma emancipação ativa.” Retirado de Os jovens e a leitura, página 90.
“A lição que a leitura nos ensina pode ser ainda, como dizem muitos, a de que antes de pertencer a este ou àquele território, somos seres humanos.” Retirado de Os jovens e a leitura, página 93.
“Esta abertura para o outro, que é consequência da leitura, também adota, muito concretamente, novas formas de sociabilidade, de partilhar e de conversar em torno dos livros.” Retirado de Os jovens e a leitura, página 97.
Nenhum comentário:
Postar um comentário